Pular para o conteúdo principal

A quem você é semelhante?

Pr. Roberto Mattos

Mesmo não querendo você já respondeu mentalmente esta pergunta. Mas, esta é uma pergunta que não devemos responder. É algo que Jesus se incumbiu de dizer a respeito de cada um dos seres humanos.
Veja o que diz Lucas 6.47: “Todo aquele vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante”. Viu? Ele é que mostrará a quem somos semelhantes.
Há algumas condições a serem preenchidas: ir a Jesus, ouvir a Palavra e praticá-la.
O que significa ir a Jesus?
Jesus não está aqui fisicamente, portanto devo entender que ir a Jesus não é algo físico, mas transcendental, requer fé. É aceitar o que Ele diz. É crer no que Ele é no que Ele pode.
O profeta Isaías diz que se inclinarmos os ouvidos e formos a Ele nossa alma viverá, porque assim fazemos uma aliança perpétua com Ele (Is 55.3).
O próprio Senhor Jesus recomenda que a solução para o estresse, a depressão, os problemas emocionais e tantos outros males é ir a Ele (Mt 11.28).
Aliás, quando vamos a Ele facilmente nos tornamos íntimos Dele. Ele passará a morar em nós, isto é intimidade (Jo 14.23).
Jesus sempre foi muito prático em tudo o que disse. Se vamos a Ele devemos ouvir suas palavras. Esta é a segunda condição.
O apóstolo Paulo entendeu muito bem o que isto significa e nos ensina que ao ouvirmos a Palavra esta vai gerar fé em nós. Todo ser humano pode ter fé.
Quando temos fé, tudo é possível. Esta é outra promessa de Jesus (Mt 17.20).
Quando temos fé, as doenças serão curadas, as emoções serão equilibradas, os vícios serão vencidos, as finanças irão prosperar, os bens que precisamos serão alcançados, os problemas resolvidos, as injustiças serão consertadas, as portas de bênçãos serão abertas, as portas de maldição serão fechadas. Tudo é possível ao que tem fé.
Jesus quer responder a pergunta: “a quem sou semelhante?”.
Se para Deus tudo é possível (Mt 19.26), tudo deve ser possível para mim também, porque afinal sou morada de Deus em espírito. Se fui até Ele isto é o que acontece: torno-me mais que vencedor; tenho, Nele, poder para vencer o mal; tenho vida abundante; tudo será possível para mim.
A terceira condição é muito simples: pratique o que ouviu.
Jesus não vai dizer nada acerca dos que não praticam o que ouvem. Ele não precisa. Eles já têm sua resposta: miséria, depressão, finanças em ruínas, sempre com problemas, doenças, vícios etc. (está bom ou quer mais?).
Em compensação, os que ouvem e praticam têm o poder de Deus, a unção do Espírito Santo. Porque crêem, mesmo quando tudo diz para não crer.
Praticar, no entanto, requer esforço e Jesus falou uma parábola para ilustrar o que havia ensinado. Em Lucas 6.48 ele diz: “É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída”.
Note que Ele falou de edificar, que é a parte visível em nossa vida. É o resultado de ir a Ele, ouvir suas palavras e praticá-las. Isto requer trabalho, atitude, não mera contemplação.
Ele também falou de cavar, que é permitir o tratamento de caráter. Abrir profundas valas é permitir que a Palavra penetre até a divisão da alma e do espírito (humano) para arrumar o que não combina com o que Deus determinou para o ser humano. Isto também é trabalho.
Lançar alicerce é crer na Palavra, na doutrina dos apóstolos e viver por ela. O que a Bíblia diz sobre um assunto é o que devemos crer e fazer.
Voltando à pergunta do início: a quem você é semelhante?
Ouça o Senhor responder em seu coração.



(21/2/2010)

Comentários

  1. Parabéns por criar um espaço especial para transmitir a palavra de DEUS. Que ELE possa usar o seu espaço para alcançar almas.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A casa que não caiu

Não era uma simples fita vermelha. Era “a” fita vermelha. Talvez de linho, ou de lã de carneiro, não dá pra ter certeza. Só da cor: vermelha. Segurou uma casa. Impressionante. Tudo destruído ao redor. A grande fortaleza. Menos a casa da fita vermelha. Justo aquela casa? Tão desprezada. Tão malvista. Marginalizada. Com razão, diriam alguns. Sem motivo, outros. Livre pelo poder da fita vermelha. Mas, que fita é esta? Tem pra vender? Quanto custa? Dá pra comprar pela Internet? O site é confiável? Esta história começa bem antes. Da natureza humana das acácias de Sitim, passando pelas águas purificadoras do Jordão. Tinham que ter direção. Seguir uma arca. Coisa de maluco. Fé. Quando viam a arca se mover, saiam de suas posições e seguiam. Coisa de quem caminha. Pra seguir é preciso negar a si mesmo. Direção de mestre. De quem sabe bem mais que o próximo passo. Arca a frente. Sempre. Direção segura. Se a perdiam de vista. Problema. A arca levou à muralha. Impossível. Tão impon...

Campanha de Daniel

Começou ontem 08/08 a Campanha de Daniel deste ano. Vão ser 21 dias de jejum e oração. Tempo de buscar as promessas de Deus com fé e intensidade. Procure uma das igrejas Fonte da Vida e participe. Em Amparo, R. Albino Alves, 211 Cultos:      Domingo - 19h30      2ª-feira - 07h00      3ª-feira - 15h00      4ª-feira - 20h00      5ª-feira - 20h00      6ª-feira - 20h00      sábado - Neste sábado, em Campinas, com Apóstolo César Augusto - 18h00

Confiar é diferente de crer

Você confia em Deus? Quem confia não desconfia, descansa. Confiança é relacionamento.Você confia em quem conhece. Uma criança confia em seus pais, porque conhece seus pais. A confiança foi desenvolvida ao longo do tempo. Você realmente confia em Deus? Se Deus lhe pedisse algo você entregaria sem vacilar? Deus pediu Isaque a Abraão. Ele entregou sem vacilar. Deus pede o nosso coração. Será que entregamos sem negociar? Quanto você confia em Deus? Não tem como medir seu nível de confiança. Ou se confia, ou não se confia. Não dá para dizer: “de 0 a 10 confio 7”. Se confia 7, desconfia, portanto não confia. Um casal desenvolve confiança pela convivência, pelo relacionamento. Com Deus também é assim. Quanto mais nos envolvemos com Ele, mais fácil será confiar totalmente. Creio em milagres, mas não aceito as provas de fé (os desafios). Tenho fé e sou abençoado, mas... “não me peça nada”. Quem pensa assim, está sempre desconfiado de que tem que deixar algum prazer para ser abençoado. Te...