Pular para o conteúdo principal

Que mãos são estas?

O logo da Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil, parece o Chico Xavier psicografando.


     

Os especialistas em designer não gostaram. Leia a publicação a seguir:

Professora do curso de Design da FAU-USP, Priscila Farias conta que quando viu o logo pela primeira vez achou que se tratava de uma brincadeira. Para ela, a ideia de utilizar formas que lembram mãos não é ruim. “Mas as formas estão terrivelmente mal resolvidas, e isso faz com que a figura, como um todo, pareça fraca, transmitindo a sensação de um desenho improvisado e pouco profissional, um tanto infantil e ingênuo, ao mesmo tempo sem a graça de um desenho de criança, ou a espontaneidade de algo genuinamente naif”, diz.


Em sua análise, ela revela: “Uma coisa que me incomoda especialmente é a absoluta falta de controle dos espaços brancos internos. Os números que compõem o ano ficam a meio caminho, entre um tratamento geométrico ou orgânico, e o 2 é tão mal resolvido que parece um Z. Na redução, o 4 fica muito similar ao A de ‘Brasil’, e, no lugar de 2014, lemos ‘ZOIA’.”


Priscila ainda destaca que as letras da palavra Brasil misturam caixas alta e baixa sem critério aparente, fugindo à norma culta (a letra A aparece em caixa alta no meio da palavra, e o L fica entre maiúscula e minúscula). “Mesmo assim, com uma rigidez que não é a das escritas populares – se é que a intenção era simular uma escrita popular ou vernacular –, sugerindo que o design foi resolvido por alguém que não entende muito de tipografia”, observa.


Também controversa, a primeira impressão do designer Muti Randolph ao ver o desenho – compartilhada por outros artistas gráficos, como Alexandre Wollner – foi de uma mão levada ao rosto “num gesto de tristeza e vergonha”. “Por perder a Copa de novo em casa?”


Randolph diz, que numa rápida reflexão, o logo pode remeter à ideia de “todo mundo metendo a mão na Copa”. “Temo que tenham feito uma marca não muito bem desenhada, mas apropriada a esta interpretação: se tomarmos por medida a falta de transparência e o resultado deste processo, devemos temer por todos os outros desta Copa, da formação da comissão técnica à construção e reforma dos estádios”, considera.


O designer questiona, ainda, o uso da cor vermelha – “Seria influência africana?”. Sobre a fonte de inspiração da marca, Randolph denomina o atual troféu Fifa como “uma aberração grotesca dos anos 70 que substituiu a clássica e linda art déco Jules Rimet”.


Ele recorda que, conquistado definitivamente pelo Brasil em 1970, o troféu foi roubado e nunca mais encontrado (cogita-se que tenha sido derretido). “Se o Brasil ganhar o hexa, alguém bem poderia repetir o feito e transformar as figuras disformes (que já parecem derreter) em barras de ouro. Estariam fazendo um favor à estética”, alfineta.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/13/eleito-por-notaveis-logo-da-copa-2014-levanta-polemica-entre-leigos-e-especialistas.jhtm


Ri ao ver a animação gráfica apresentando o logo. Pareceram-me mãos naquele famoso gesto de surrupiar alguma coisa.

Chute fora aos 47 do segundo tempo.

Já foi. Agora não adianta chorar, diria Fiori Gigliotti, cronista esportivo da época em que o tira-teima era feito no olho mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A casa que não caiu

Não era uma simples fita vermelha. Era “a” fita vermelha. Talvez de linho, ou de lã de carneiro, não dá pra ter certeza. Só da cor: vermelha. Segurou uma casa. Impressionante. Tudo destruído ao redor. A grande fortaleza. Menos a casa da fita vermelha. Justo aquela casa? Tão desprezada. Tão malvista. Marginalizada. Com razão, diriam alguns. Sem motivo, outros. Livre pelo poder da fita vermelha. Mas, que fita é esta? Tem pra vender? Quanto custa? Dá pra comprar pela Internet? O site é confiável? Esta história começa bem antes. Da natureza humana das acácias de Sitim, passando pelas águas purificadoras do Jordão. Tinham que ter direção. Seguir uma arca. Coisa de maluco. Fé. Quando viam a arca se mover, saiam de suas posições e seguiam. Coisa de quem caminha. Pra seguir é preciso negar a si mesmo. Direção de mestre. De quem sabe bem mais que o próximo passo. Arca a frente. Sempre. Direção segura. Se a perdiam de vista. Problema. A arca levou à muralha. Impossível. Tão impon
 Quanto vale um pardal? Já parou para pensar nisto? Já sei, temos coisas mais importantes para pensar. Concordo. Além disso, não estou vendendo pardais. Aliás, nunca vi na loja de pássaros nenhum pardal à venda, o que me faz concluir que o mercado de pardais não é dos mais promissores. Bom, não vim falar de pássaros, mas a comparação serve para mostrar que um ser humano vale mais que muitos pardais. Importante lembrar que passarinho não planta, mas nem por isso tem falta de alimento. O Criador cuida deles. Eles acordam cantando e só param com sua sinfonia quando se recolhem ao entardecer. Seres irracionais, que instintivamente exalam sua alegria. E nós? Acordamos cantando e nos alegramos o dia todo? Alguém poderia dizer: “é que passarinho não tem os problemas que tenho para resolver”. É verdade, mas eles confiam que o Criador cuida deles. E isto basta. Aprendi que passarinho nunca vai querer ser um gato. Isto é coisa de humano. Querer ser o que não é. Ele nasce passarinho e não se pre

Deus quer interpretar os seus sonhos

José do Egito era um intérprete de sonhos. Esta afirmação não está de todo correta. Na verdade, quem interpretava os sonhos era Deus. José era apenas o instrumento que Deus usava. O próprio José fala isto ao faraó quando chamado para interpretar o sonho das vacas gordas e magras. “Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó”, ele diz em Gênesis 41.16. Já imaginou Deus interpretando os seus sonhos pessoais? Aliás, quais são os seus sonhos? Deus quer interpretar cada um deles. Quer que você conquiste as mais excelentes coisas. Tudo o que desejar o teu coração. Mas, é preciso sonhar. Tire um tempo agora mesmo para fazer uma lista de projetos, desejos, sonhos, necessidades. Estabeleça uma ordem de prioridades para esta lista, colocando em primeiro lugar o que for mais urgente e necessário. Faça um propósito de oração em função desta lista. Ore pelo menos uma vez por dia por isto. Encha-se de fé. Creia no poder de Deus e prepare-se para as bênçãos. Tem